Inscrições abertas para a Premiação IABpr 2023!!

O Departamento do Paraná do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/PR) realizará a Premiação IAB/PR 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado Do Paraná. A premiação do IAB acontecerá em dois momentos: ETAPA ESTADUAL e ETAPA NACIONAL. As propostas premiadas na Etapa Estadual serão encaminhadas automaticamente, sem necessidade de nova inscrição, para a Etapa Nacional. Após análise do Júri da Etapa Nacional, as propostas serão divulgadas em um resultado. A participação está condicionada aos requisitos estabelecidos neste edital até a data limite de inscrição.

Inscrições até 03 de novembro!

Inscreva-se na Premiação IABpr 2023!! 
Fique ligado!

🔴 15/09 início das inscrições

🔴 29/09 anúncio da comissão julgadora

🔴 03/11 prazo final para as inscrições e entrega dos trabalhos

🔴 17/11 cerimônia de premiação

Conheça as categorias:
➖ Edificações
➖ Interiores e Design
➖ Urbanismo, Planejamento e Cidades
➖ Cultura Arquitetônica

Conheça o júri que será composto de três profissionais e, para cada categoria, mais um membro convidado:

➖ Anna Juni | @anna.juni

Arquiteta pela FAU Mackenzie em 2013.

Pós-graduada pela Escola da Cidade em 2021 no curso ‘Arquitetura, Educação e Sociedade’.

Professora da disciplina eletiva ‘Estúdio Deriva’, na Escola da Cidade, de 2017 a 2018.

Professora da disciplina curricular ‘Projeto I’, na Escola da Cidade, desde 2019.

Sócia do escritório Vão desde 2013, junto de Enk te Winkel e Gustavo Delonero, com quem desenvolve trabalhos nos campos da Arquitetura, Urbanismo e Artes Plásticas.

Dentre as premiações recebidas pelo Vão destacam-se o Prêmio Début da Trienal de Arquitectura de Lisboa (2022), Prêmio IAB-SP (2021, 2019 e 2018) e o Prêmio Akzonobel Instituto Tomie Ohtake (2017).

Seus projetos também integraram bienais de arquitetura como a BAL (Bienal de Arquitetura Latino Americana), XI BIAU (Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo) e XII Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo.



➖ Igor Campos | @iscampos

Arquiteto Urbanista pela Universidade de Uberaba – Uniube, em 1997.

Mestre pela Universidade Livre de Bruxelas – ULB, na Bélgica, em 1999, com a tese em “Art de Bâtir – Rénovation Urbaine et Rurale”.

Associou-se ao arquiteto Sérgio Roberto Parada entre 2000 e 2004.

Fundou e dirige o escritório Estúdio MRGB desde 2004.

Presidiu o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Distrito Federal, no biênio 2008/2009.

Foi conselheiro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF de 2011 a 2017.

Foi professor substituto da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Brasília, FAU-UnB, de 2015 a 2017.

Foi professor no Centro Universitário de Brasília, UniCeub, de 2001 a 2019.

Com o escritório Sérgio Roberto Parada Arquitetos Associados, colaborou na condição de co-autor em diversos projetos, dentre os quais destacam-se o Aeroporto Internacional de Brasília/DF, Aeroporto Marechal Rondon em Várzea Grande/MT e o Edifício Garagem do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo/SP.

Foi premiado em diversos concursos de arquitetura, e entre eles, se destaca o projeto de Arquitetura para a Estação Comandante Ferraz, na Antártica.



➖ Marcela Abla | @marcelaabla

Presidente do IAB-RJ (2023-2025), Vice-Presidente da Região Sudeste do IAB (2021-2023).

Arquiteta e Urbanista pela PUC-Rio (2007).

Doutora em Urbanismo (PROURB-FAU/UFRJ, 2017). Mestre pelo Máster Laboratório de la Vivienda del Siglo XXI e pelo Máster Arquitectura y Sostenibilidad: Herramientas de Diseño y Técnicas de Control Medio Ambiental (ETSAB /UPC, 2011 e 2009).

Atuou na gestão pública na prefeitura da cidade e no governo do estado do Rio de Janeiro durante 4 anos e foi subsecretaria de habitação da Prefeitura do Rio de Janeiro em 2009.

Membro do Grupo de Trabalho Social Habitat da UIA.



➖ Mario Figueroa | @mfigueroa_sp

Arquiteto e Urbanista formado pela PUCCAMP (1988) e com Doutorado pela FAUUSP (2002).

Foi Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo na FAAP (São Paulo, SP) de 2013 a 2015.

Foi professor no Mackenzie (São Paulo, SP) de 1993 a 2013 e na Escola da Cidade de 2006 a 2017.

Atualmente é Professor Convidado de História e Projeto da Escola de Arquitectura da Universidad de Talca, Chile.

Vem atuando com frequência como conferencista convidado em eventos acadêmicos e profissionais, tanto no Brasil como em quase todos os países ibero-americanos.

Além de distintas premiações e homenagens, já obteve 27 prêmios somente em Concursos Públicos de Arquitetura e Urbanismo.

Sua produção, tanto projetos, obras e ensaios, tem sido publicada em distintos idiomas ao redor do mundo.

Alguns dos seus croquis originais para criação do Museu da Memória, em Santiago do Chile, estão nas coleções de arquitetura do “Centro George Pompidou” de Paris (França) e no da “Casa de Arquitectura” de Matosinhos (Portugal).

Onde já foram expostos nas mostras: “Permanence et Rupture” (Paris, 2015) e “Infinito Vão” (Matosinhos, 2018-19).



➖ Gilson Paranhos | @paranhosgilson

Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília – UnB, em 1980.

Sua trajetória profissional é marcada por uma importante participação nas entidades de classe, com destaque para a sua atuação no Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB.

Ao longo dos mais de 40 anos de dedicação ao Instituto, ocupou os cargos de Presidente do Departamento do Distrito Federal, Presidente da Direção Nacional e atualmente é Conselheiro Vitalício da entidade.

Atuou ativamente para a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/BR, onde foi Assessor Especial da Presidência e Assessor de Relações Institucionais e Parlamentares.



➖ Paula Zasnicoff | @paulazasnicoff

Arquiteta e urbanista pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP [2000] e mestre em teoria e prática de projeto pela Escola de Arquitetura da UFMG [2007].

Foi professora de desenho e projeto no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola da Cidade – SP.

É professora de projeto no curso de Arquitetura e Urbanismo do UNI-BH e do IBMEC.



➖ Teresa Mascaro | @temascaro

Graduou-se na faculdade de arquitetura e urbanismo da Universidade Mackenzie em 2000, em São Paulo. De 2000 a 2006 trabalhou como arquiteta colaboradora em alguns escritórios de arquitetura.

Desde 2007 possui escritório próprio, onde desenvolve projetos residenciais, corporativos, comerciais, institucionais, culturais e também gerencia obras, somando em sua trajetória centenas de projetos executados nas mais variadas escalas. Seu projeto busca o equilíbrio entre originalidade, funcionalidade e coerência, permeados pela verdade dos materiais e o apreço pelo fazer artesanal.



➖Du Leal | @duleal

Arquiteta e Urbanista, 1984 – UFMG.

Especializou-se em projetos de Restauro ainda na década de 80, tendo como trabalho referencial em sua carreira o Desenvolvimento do Projeto Executivo, Detalhamento, Supervisão técnica e Direção de Obra de Restauro do Edifício incendiado do Colégio Caraça, MG. Membro do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte – CDPCM BH.  Proprietária e Diretora da Empresa BELARQ Arquitetura e Urbanismo LTDA.

Trabalha deste os anos 90 com projetos urbanos, comerciais, institucionais e residenciais, e elaboração de Dossiês de Tombamento e Registros Documentais. Prêmio Gentileza Urbana do IAB – Instituto de Arquitetos do Brasil, pelo projeto de revitalização da Praça da Estação.

Em Belo Horizonte, coordenou os projetos de dois Parques Urbanos: Nossa Senhora da Piedade e Parque 1º de Maio, pelo programa de Drenagens Urbanas – Nascentes.

O parque Nossa Senhora da Piedade recebeu, em 2010, o Prêmio Cidade Jardim pela Secretaria de Meio Ambiente – PBH.

Atou na requalificação da Praça da Savassi, e o BRT central – Projetos Urbanístico Arquitetônico das Estações – Av Paraná e Santos Dumont, Belo Horizonte.

Estudo de Impacto Paisagístico das Antenas de Transmissão no topo da Serra do Curral, Elaboração de diretrizes e proposta de redução dos impactos para o IPHAN.

É responsável pela Curadoria e elaboração de Diretrizes para o Evento anual Casa Cor Minas Gerais desde 2000, nos anos em que o evento ocorre em bem tombado. Foi Conselheira Titular do CAU/MG, na Comissão de Exercício Profissional – CEP/MG e Comissão Especial do Patrimônio Cultural – CPC/MG, Gestão 2018-2020.

Atualmente é Presidente do CAU/MG e Coordenadora do Fórum de Presidentes dos CAU/UFs.

É membro do Conselho Superior (Suplente) do IAB/MG – Instituto de Arquitetos do Brasil/Minas Gerais.