RIGENERA
Festival de Arquitetura 2023
A Arquiteta italo-brasileira Lina Bo Bardi, dizia que: “Esperava salvar a humanidade com a arquitetura” referindo-se aos conceitos modernistas de sua época.
Em gênese, o recente movimento italiano, “RIGENERA CIRCOLARE”, aponta na mesma direção, através de um olhar atento sobre o ambiente construído que analisa os espaços sob a ótica qualitativa e humanística e não estritamente numérica e quantitativa. Sua postura alinha-se aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU. Assim, o movimento “RIGINERA CIRCOLARE” vem pavimentando um caminho sustentável para a Arquitetura e as Cidades.
A cidade Reggio-Emilia está situada na região de Emília-Romanha, a apenas 70 quilômetros de distancia de Bolonha, cidade que ostenta a universidade mais antiga do mundo, fundada no ano de 1088. A Universidade de Bolonha teve como aluno o brilhante Nicolau Copérnico e, no final de década de noventa publicou a Declaração de Bolonha, marco referencial para a mudança das políticas de ensino na Itália e no mundo. Essa declaração reconhece a importância da educação para o desenvolvimento de sociedades tolerantes e democráticas. Na formação de base, a cidade de Reggio-Emilia também possui um sistema educacional próprio, o “Reggio Emilia Approach”, um modelo pedagógico desenvolvido no pós-guerra e que hoje é exportado como referencia para todo o mundo.
A região de Emília-Romanha também é conhecida por sua prosperidade econômica: com seus 4,4 milhões de habitantes possui a renda média per capita mais alta de toda Italia. A Ferrari, Maserati, Ducati, Lamborghini, que constituem o famoso polo auto-motor da Italia alí estão localizadas na região, conhecida como “Motor-Valley”. Somam-se ao polo turístico, gastronômico e da alta-costura italiana, contando com uma das maiores densidades de negócios cooperativos no mundo, o que explica o destaque econômico da região.
É com este substrato, cultural, educacional e econômico, que um grupo de arquitetos italianos, ligados às suas instituições, prepara-se para exportar para o mundo uma nova maneira de ver as cidades e os espaços construídos, colaborando com a ‘New European Bauhaus”. O movimento”RIGENERA CIRCOLARE”, tem por objetivo implementar um pacto ecológico para as cidades, através da cultura, integrando sustentabilidade ambiental, estética e a inclusão.
Assim, como Curitiba, através de sua historia contou com o olhar de diversos Arquitetos e Urbanistas que projetaram e construíram a cidade que tornou-se referência mundial em planejamento, despertou o interesse desse grupo de Arquitetos Italianos. Nesse momento, o grupo submete sua nova abordagem à apreciação dos Arquitetos e da Cidade de Curitiba, através da exposição 21 painéis de projetos italianos, cuja seleção foi feita através “Concurso de Projetos” para requalificar áreas socialmente degradas da Italia. A essa iniciativa se somam um ciclo de palestras, mesas de debates, e uma exposição conjunta com o IAB/PR que agrega 330 painéis de projetos de ambos os países. Esses paineis oferecidos à Cidade de Curitiba em homenagem ao seu aniversário, serão organizados em exposições localizadas nos espaços públicos da cidade.
Unidos pelo mesmo sentimento de Lina Bo Bardi, os arquitetos do Brasil e da Italia, em conjunto com suas instituições, com a sociedade e a classe política, estarão reunidos nos próximos dias em Curitiba para refletir sobre o futuro das nossas cidades contando com o aporte de um dos maiores movimentos de arquitetos da atualidade.
Luiz Eduardo Bini Gomes da Silva Presidente do IAB/PR. – Gestão 2023/2025
RIGENERA – Ciclo de Palestras – 15 de setembro as 10h
15 set – 2023 • 10:00h > 15 set – 2023 • 11:15h
Evento presencial em
Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, Curitiba – PR
Descrição do evento
RIGENERA – Manual IAB – Contratação de Projetos Via Concurso Público – 16h às 18h
15 set – 2023 • 16:00h > 15 set – 2023 • 18:00h
Evento presencial em
Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, Curitiba – PR
Descrição do evento
A Fundação dos Arquitetos da Reggio Emilia foi a vencedora do “FESTIVAL ARQUITETURA II – 2022-2023” promovido pelo Ministério da Cultura da Itália com o objetivo de difundir a Arquitetura Italiana Contemporânea no exterior. O projeto apresentado, intitulado ‘RIGENERA-CIRCULARE’, previa a participação do Brasil, com a cidade de Curitiba.
O Estado do Paraná, que sempre esteve ligado à Itália pela presença de muitos de seus cidadãos de origem italiana, já há algum tempo mantém um relacionamento ativo com Emilia Romagna. Essa consolidada relação representa um contexto fértil para acolher esta exposição e palestras, que debatem as novas funções associadas ao patrimônio arquitetônico do século XX. Por meio do percurso expositivo e do ciclo de palestras, esse projeto pretende fortalecer os laços existentes entre a Itália e o Brasil.
Ao trazer para o centro da pauta do planejamento urbano a temática do desenvolvimento sustentável do território, as cidades da região da Emilia Romagna repensam o conceito de espaço público. Nesse novo movimento, diferentes experiências, caminhos e projetos são percorridos, explorando temas centrais do Novo Bauhaus Europeu: beleza, sustentabilidade e participação.
Festival Rigenera – Seleção do Júri/Conselho Científico
Programação
sexta – 15 de setembro – 16h
IAB e Concursos de Projeto!
Lançamento do “Manual orientativo de contratação de projetos de arquitetura e urbanismo via concurso público”
Apresentação: “Vídeo Institucional para contratação de projetos via concurso público”
Mesa redonda com:
-Arquiteto Jeferson Navolar – Coordenador da comissão de concursos do IAB/PR
-Arquiteto Orlando Buserallo – Slomp & Busarello Arquitetos – Jurado do Concurso EcoParque ITAIPU.
-Arquiteto João Virmond Suplicy – Conselheiro Vitalício e Coordenador de Relações Internacionais da Direção Nacional do IAB.
-Arquiteto André Prevedello – AP Arquitetos – Escritório vencedor do Concurso EcoParque ITAIPU.